quarta-feira, 9 de abril de 2014

5 Formas erradas de ver o discipulado


Há muita conversa sobre o discipulado nos dias de hoje. Jesus sabia  que o discipulado era o grande negócio, colocando-o como o coração e o verbo da Grande Comissão - "fazer discípulos de todas as nações."
Há também, em nosso tempo, muitas inverdades sobre o discipulado que o torna doentio e até perigoso. O discipulado que era para ser transformador e cheio de vida tem sido muitas vezes feito de forma errada, assim não gerando discípulos de Jesus. Vejamos algumas formas e maneiras erradas de fazer discipulado:

1. Nós igualamos discipulado com o conhecimento religioso.
Eu não acho que se possa crescer sem buscar mais conhecimento bíblico, muitas vezes os crentes reduzem o processo de discipulado a isso: "Leia isso. Estude isso. Memorize isso" Isso é lamentável.
Em vez disso, o discipulado é para nos fazer mais parecido com Jesus. Transformar-nos a semelhante de Cristo é o objetivo, porque nós fomos feitos "para seremos conformes à imagem de seu Filho, para que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos" (Romanos 8:29). A questão não é a informação, mas a transformação. E, isso significa que não é sobre o conhecimento em geral, mas em saber mais de Jesus. Tentar ser como Jesus, sem o poder de Jesus, desonra a Ele.

2. Tentamos programar o discipulado.
Discipulado não é um curso de seis semanas. Ela exige tanto a busca do conhecimento e da ação intencional. Muitos oferecem um livro ou de uma classe, quando o que é necessário é uma vida.
Quando Jesus fez discípulos, Ele os levou junto, ao ministrar para as pessoas. As pessoas estão procurando relacionamentos significativos, a vida compartilhada, e não apenas uma classe de discipulado.

3. Nós equipamos o discipulado com a nossa pregação.
Uma pesquisa recente feita por LifeWay Research indica que 56% dos pastores pesquisados ​​acreditam que o seu sermão semanal, ou outro de seus tempos de ensino, como domingo à noite / noites de quarta-feira, é o ministério mais importante de discipulado na igreja. Embora seja grande para ver o recente renascimento da pregação baseada na Bíblia, junto com ele, temos de abandonar a idéia de que "Se as pessoas apenas ouvir meus sermões, eles vão crescer espiritualmente."
Em vez disso, o discipulado é um processo diário. Discipulado não é um evento de domingo, que é um compromisso diário.

4. Pensamos que vamos crescer sem esforço.
Muitos pensam que Deus os salvou e agora eles devem apenas ir à igreja e talvez ficar longe dos seus grandes pecados. Eles não são intencionais em cuidar do seu crescimento espiritual. Infelizmente não temos feito muito para mudar isso.
Em vez disso, precisamos compreender que a Escritura ensina que cada pessoa não pode ser um espectador passivo, mas sim "trabalhar a vossa salvação" (Fp 2:12). O discipulado exige esforço intencional de cada crente. Sim, esforço. Os crentes devem tomar medidas para crescer, e que está em consonância com a graça.

5. Nós não oferecemos medidas práticas.
Mudar a cultura de consumo de uma igreja requer um plano de discipulado intencional e estratégico. Somos muitas vezes intencionais sobre nosso programa de pregação; por que, então, não estamos sendo intencionais sobre uma estratégia de discipulado?
 Dê o trilho de discipulado e pessoas com quem elas possam tomar essas medidas.

Anderson Menger


0 comentários:

Postar um comentário