segunda-feira, 25 de agosto de 2014

O que é um discípulo?


Jesus nos comissiona a "ir" - por causa de sua autoridade - "fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo o que vos tenho ordenado" ( Mateus 28: 19-20 ).
Isto levanta uma questão fundamental, no entanto - que ainda tem prioridade sobre  o discipulado. O que isso realmente significa ser um "discípulo" de Jesus? Se vamos fazer discípulos, precisamos saber o que é.
A definição padrão de "discípulo" (substantivo) é alguém que segue os ensinamentos de outro. É um seguidor ou um aprendiz. Trata-se de alguém que ocupa as formas de outra pessoa. Aplicado a Jesus, um discípulo é alguém que aprende com ele a viver como ele - alguém que, por causa da graça de Deus despertar, conforme suas palavras e formas de palavras e formas de Jesus. Ou, você poderia dizer, como outros já colocá-lo no passado, os discípulos de Jesus são eles próprios "pequenos Cristos" ( Atos 26:28 ; 2 Coríntios 1:21 ).
Os quatro Evangelhos nos dão o retrato definitivo de Jesus em sua vida na terra, e se realmente quer saber o que significa ser seu discípulo, os Evangelhos são susceptíveis onde começamos. Em particular, o Evangelho de João nos mostra três perspectivas complementares sobre o que significa seguir a Jesus, cada um modelado após o próprio Jesus. Construindo fora do perfil de João, podemos dizer que um discípulo de Jesus é um adorador , um servo , e uma testemunha .

Discípulo significa Adorador

Mais fundamentalmente, seguir Jesus significa para adorá-lo exclusivamente.Este é o cerne do ministério de Jesus na terra. Como ele disse à mulher no que os verdadeiros adoradores assim, o Pai está procurando adoradores - não falso, mas verdadeiros adoradores - aqueles que o adoram em espírito e verdade ( João 4: 23-24 ). O que significa que, como aconteceu no caso dela, não devemos ser tão rápido para mudar de assunto. Se seguirmos Jesus, devemos adorar a Deus - por meio de Jesus, pois ele é o nosso mediador ( João 14: 6 ; 1 Timóteo 2: 5 ), e Jesus se , porque ele é Deus ( João 10:30 ; 20: 28 a 29 ).
Esta é a perspectiva fundamental de um discípulo, porque é mais definitivo do que qualquer outra coisa que é ou faz, e mais característico em nosso contexto.Tanto quanto final , adorando Jesus - refletindo alegremente de volta para ele o resplendor da sua pena - é o maior ato de qualquer criatura. Na medida em que contexto, nada vai irritar a nossa sociedade pluralista mais do que ser um adorador exclusivo de Jesus. Muitas pessoas são legais com Jesus (pelo menos a sua noção dele), e mesmo após os "caminhos" de Jesus, quando ele deixa de fora a parte de exclusividade.
Para seguir Jesus, para ser seu discípulo, não significa que o envolvimento da comunidade e do verniz de tolerância. Significa, principalmente, em primeiro lugar e central, para adorá-lo - com alegria no coração. Fazer discípulos de Jesus significa reunir seus adoradores.

Discípulo significa Servo

John mostra outra imagem do Jesus que estamos a adorar, e desta vez ele está ajoelhado diante de seus discípulos para lavar seus pés ( João 13: 5 ). Eu sei, isso não parece certo, especialmente quando pensamos nele como o objeto do nosso louvor exclusivo. Não parecia certo para Peter ou, até Jesus disse: "Se eu não te lavar, não terás parte comigo" ( Jo 13, 8 ). Mas Jesus é um servo. Ele veio ao mundo não para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para os pecadores ( Marcos 10:45 ).
E como servo, Jesus diz de seus discípulos, aos seus discípulos: "Se eu, sendo o Senhor eo Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, que você também deve fazer exatamente como eu fiz para vós "( João 13: 14-15 ). Em certo sentido, a postura de servo deve caracterizar os discípulos de Jesus em todas as frentes. Mas em outro sentido, ser um servo como Jesus tem um foco particular em discípulos que servem discípulos. É uma coisa de família. "Façamos o bem a todos", disse Paulo, "e especialmente para aqueles que são da família da fé" ( Gálatas 6:10 ).
Este um outro ângulo é o lugar onde Jesus nos leva em dar "um novo mandamento," imediatamente depois que lavou os pés dos Doze: "Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também amar uns aos outros "( João 13:34 ; 1 João 3:23 ). Na verdade, é este amor que os discípulos têm um pelo outro que nos identifica como discípulos de Jesus a um mundo assistindo ( João 13:35 ), e até mesmo nos assegura a fé salvadora ( 1 João 3:14 ).
Para ser um discípulo de Jesus significa servir como ele. Isso significa que para atender, prioritariamente, ao olhar para seus irmãos e irmãs e ir baixo em atos de amor, mesmo quando é um inconveniente para si. Fazer discípulos de Jesus significa tornar servos que se amam.

Discípulo significa Testemunha

João nos dá uma outra imagem útil do que significa ser discípulo de Jesus. Desta vez se trata na prática de Jesus, quando ele diz dos seus discípulos, aos seus discípulos: "Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós" ( João 20:21João 17:18 ). Isto significa que os discípulos de Jesus estão em uma missão. Isso significa, no sentido mais amplo, que são missionários, que são previstos e autorizados a entrar neste mundo (que não são dele, mas mandou para ele ) como suas testemunhas ( At 1, 8 ).
Jesus foi enviado para um propósito - para revelar Deus e redimir os pecadores (João 1:14 , 12 ) - e voltou o rosto como pedra para vê-lo realizado ( Lucas 9:51 ;Isaías 50: 7 ). Também nós, como seus discípulos, preenchidos por seu Espírito, são enviados para um propósito - para contar a sua boa notícia ( Romanos 10: 14-17 ).
Para ser um discípulo de Jesus significa para apontar as pessoas para ele.Significa dizer a velha história de Jesus e do seu amor para que outros o conheçam e adorá-lo. Isso significa, em outras palavras, que de bom grado procurar mais adoradores servos-missionários. O que quer dizer, um discípulo de Jesus faz discípulos de Jesus, como Jesus nos diz para ( Mateus 28: 18-20 ).
E, claro, quando Jesus fala que ouvimos.

0 comentários:

Postar um comentário