quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Você sabe qual a única coisa mais importante que a estratégia?

Pessoas são mais importante

Estratégia é um elemento fundamental para qualquer processo de tomada de idéia bem sucedida.
Ele define o curso para a idéia de implementação e alinha os participantes em direção a um objetivo comum. Não é de admirar que tantos líderes passem inúmeras horas desenvolvendo e articulando. 

As estratégias são ótimas, só não são mais que...
Sempre que a estratégia é coroada como rei de uma organização, há uma propensão dentro da liderança a perder rapidamente as pessoas do foco que, em última instância determinam o sucesso ou o fracasso de qualquer projeto. Sim, as pessoas são o trunfo de qualquer estratégia. Pessoas importam (mais do que a estratégia).

Preste atenção às pessoas
Parece tão óbvio, mas é muito ignorado. Pessoas determinam o sucesso de qualquer plano. Como líder, preste atenção ao seu time. Aqui estão alguns lembretes amigáveis ​​sobre como todos nós podemos ficar mais conectados com as nossas respectivas equipes:

1. Ouça com freqüência.  Tire um tempo regularmente para fazer uma pausa e ouvir as idéias e percepções de membros de sua equipe sobre a estratégia que estão implementando. Não fique na defensiva. Fique aberto, ouça proativamente e tire muitas notas.

2. Identificar singularidade.  Cada membro da equipe trabalha de forma diferente. Resista ao impulso de que todos do grupo tem que ter o mesmo estilo para o trabalho em equipe. Alguns podem precisar de mais autonomia, enquanto outros precisam de mais colaboração. Alguns podem querer mais documentação, enquanto outros só precisam de uma diretriz básica. Tenha em mente que geralmente a sabedoria vive entre dois extremos. Trabalhe duro para o que funciona e o que não funciona para sua equipe. Visualizando uma equipe como uma mistura eclética de indivíduos únicos é provavelmente mais próximo da realidade do que pensamos.

3. Resolva as tensões.  Projetos significativos quase sempre criam tensões dentro de sua equipe. É normal e deve ser esperado. Quando prazos, metas e objetivos são regularmente uma parte da conversa, eles irão criar tensões imprevistas. Não varra a tensão debaixo do tapete. Isso é a pior coisa que você poderia fazer. Incentivar e facilitar o face-a-face (não enviar e-mail) para conversas sobre como os membros da equipe estão se sentindo sobre o projeto e como outros membros da equipe estão trabalhando com eles. 

4. Comemorar o progresso.  Você não tem que esperar até a conclusão de um projeto para comemorar. Estabeleça algumas metas dentro do projeto que se tornam objetivos de celebração de curto prazo para a equipe. Pode ser tão simples como levar a equipe para almoçar (etc.); isso cria uma experiência compartilhada que pode trazer a vida de volta para o projeto. Reconhecer o trabalho dos outros e garantir que eles se sintam apreciados ao longo do caminho para o seu maior envolvimento.

5. Mantenha-se flexível e lute pelo o que importa.  A mudança é inevitável na implementação da estratégia. Certifique-se de discernir se você está ou não lutando pelo o que realmente importa. Os líderes, por vezes, fazem um grande negócio para ganhar algo fora da equipe. Lembre-se, você não pode perder a noção das prioridades. 


Lembre-se, a estratégia não vive num vácuo. Nunca perca de vista as pessoas que lhe ajudam a trazer as idéias para à vida.

Leia também:
12 maneiras para Líderes construirem uma base sólida de confiança
4 maneiras de frustrar seus líderes

0 comentários:

Postar um comentário