segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Aos críticos meus pêsames...

Se há uma coisa que tenho certeza de que nunca me livrarei será da crítica, passa os anos, mudam as pessoas, mas as críticas sempre estão ali, muitos tem razão, mas na sua maioria preferiram virar a lupa contra mim. Já aconteceu com você isso? Desculpe-me, acho que é só comigo que isso acontece. Críticos quem me livrará de vocês?!

Esforço-me a fazer as coisas de modo digno, com boa fé, mas eles sempre estão lá para tentar distorcer o que você fez, para julgar a sua motivação, para intentar a decepção. O crítico nada mais é do que um difamador fingido ser um intelectual, ou santinho como melhor preferir.

Todo crítico sofre de uma doença chamada orgulho, que cá entre nós sempre é no mínimo três vezes maior que o dono dela. O orgulho, vem de um desejo de ser melhor que os outros, um desejo medonho, que sempre leva a pessoa a queda; Lucifer sabe bem o que é isso, já que ele é medonho. E este desejo incontrolável, leva as pessoas a criticarem aquelas que consideram melhores que ela, ou digamos que podem tomar seu lugar ou posição.

A lupa do medonho, quer dizer orgulhoso, ou melhor, do crítico, estamos usando este termo, sempre está voltada ao próximo, ele nunca foca-a no seu próprio ser, mas sim no do próximo, visando sempre usar a falha do próximo como desculpas para a sua.

Ao pensar em como me livrar de todos os críticos percebi que teria que morar sozinho em um dos quatro cantos deste mundo. E ainda estaria convivendo com um, eu, crítico em tratamento.

A nossa crítica tem um poder subversivo quando focada em nós. Quando é focada nos outros tem um poder destrutivo.

Aos críticos os meus pêsames, pela destruição causada. Mas em mim nada mais causará. Levarei toda crítica como uma piada, mas todo conselho como um caminho para vida. Crítica é destrutiva, mas o sábio conselho é a construção de um novo caminho para vida.

P.S:. Estou bem mais leve agora, aos que me criticam, meus pêsames!

Ander[son] Menger

13 comentários:

  1. Silva_Leonardo13/9/10 16:36

    Faz bem desabafar e dizer o que pensa, desta forma que fez. Cool!

    ResponderExcluir
  2. oi anderson..
    quem está na chuva é pra se molhar .não ligue pra eles e vá em frente..

    ResponderExcluir
  3. "Ao pensar em como me livrar de todos os críticos percebi que teria que morar sozinho em um dos quatro cantos deste mundo. E ainda estaria convivendo com um, eu, crítico em tratamento."

    Perfeito esse pensamento. Bela crônica caro amigo!

    Parabéns!

    FORA DA ORDEM
    http://fdordem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Cara, vc tá certo, os críticos vivem com uma lupa apontada p os outros, não ligue p as críticas destrutivas, só querem apagar sua luz!

    ResponderExcluir
  5. haha, gostei muito de ler esse texto ! é uma verdade indesejável, mais é uma verdade impactante, tanto pra quem escreve ou para quem lê ! Você sabe usar bem as palavras, consegue prender a atenção do leitor ali nas primeiras linhas já, pela maneira culta/objetiva/sempapasnalíngua.. rs de escrever ^^ Visite também o meu blog quando puder, acredito que vai se sentir em casa :p pelo fato de que passageiramente escrevemos parecido :D

    ResponderExcluir
  6. O seu raciocino muito sofista leva a todos à ter uma visão desprevilegiada do que é a crítica, afinal até os comentários que ficam no seu texto de certa forma são criticas. A critica é todo questionamento de algo,e que faz a opinião mudar ou não sobre aquilo, a minha crítica a você é sobre a forma que coloca as palavras, sou crítica de colunas a bastante tempo e não gostei da sua definição. Porém seus textos são realmente muito bons rapaz.. Um bom escritor não pode existir sem umas boas e sábias críticas, sem elas o escritor fica sem parametros e avaliações.

    ResponderExcluir
  7. Legal meu amigo Anderson, os críticos devemos levar tbm a sério, as vezes eles nos trazem alguma luz, sobre porque não nos entenderam....rsrsrs
    Obrigado pelo convite, já estou aqui te seguindo, te aguardo.
    Graça e paz!

    ResponderExcluir
  8. Olá Anderson!!!

    Adorei conhercer seu blog, suas idéias, suas palavras...
    E vamo que vamo !!!

    bom dia para ti !!!

    Aishalux/Hanah

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo blog! Vc tem facilidade e sensibilidade para expressar pensamentos. Seus posts lembram as coisas que meu filho escreve. Ele acho que não são importantes "são só momentos que passo para papel", mas na realidade são crônicas do dia a dia e poesias.
    Ele tem a mesma facilidade que vc para passar para papel tudo que vê e sente.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. considero as criticas, uma inveja mesmo,pessoas que gostarim de ser ,ter....mas sao fracassadas,incapazes...faça de cada pedra,um alicerce,e contrua um castelo colega,seu blog e d+.

    ResponderExcluir
  11. é complicado mesmo, receber críticas é muito ruim, mas nós temos que fazer disso uma motivação pra conseguirmos o que desejamos...

    ResponderExcluir
  12. É muito chato receber críticas, ainda mais quando nos esforçamos tanto e no final, ainda ser criticado, mais é assim que é a vida, uns gostam, outros não, devemos levar sempre isso como uma "critíca construtiva" e prosseguir.

    ResponderExcluir