segunda-feira, 31 de março de 2014

O que os pregadores podem aprender com os garçons


Como pode um pregador apresentar a palavra de Deus como um bom garçom? Há quatro maneiras:

1. UM BOM GARÇOM EXPERIMENTA PESSOALMENTE as DELÍCIAS NA COZINHA DO CHEF
Um garçom precisa de mais do que uma compreensão do menu, ele deve experimentá-lo.
Através de seu relacionamento com o chef, o garçom presta muita atenção a cada ingrediente, não só para adquirir conhecimento, mas também para saborear e se divertir.
Como pregador é tentador aproximar a palavra de Deus com os nossos 'clientes' em mente. Nós lemos uma passagem e procurar imediatamente maneiras de explicar, ilustrar e aplicar para o nosso povo, mas o nosso papel é o de saborear a Palavra de Deus em primeiro lugar. Sua palavra deve ser sempre aplicada a nós mesmos antes de qualquer outra pessoa. O salmista declara: "Provai e vede que o Senhor é bom" ( Sl. 34:8 ), porque ele tem encantado na palavra de Deus em primeira mão.

2. UM BOM GARÇOM ENTENDE OS CONVIDADOS
Em alguns dos melhores restaurantes, os garçons levam tempo para conhecer seus hóspedes, perguntando se eles já comeram lá antes e que tipo de alimentos que eles gostam. Isso ajuda a um garçom sugerir itens que atendem às suas necessidades, bem como apresentá-los para novos sabores.

3. UM BOM GARÇOM NUNCA ADICIONA OU SUBTRAI DA REFEIÇÃO DO CHEF
Você sabe como chamamos um garçom que mexe com refeição principal do chefe de cozinha?
Despedido.
Um bom garçom mostra honra com o chef (e as pessoas), preservando o conteúdo e a apresentação da refeição, entregando-o para a mesa exatamente como o chef pretendia.
Muitos pastores hoje perderam a confiança na palavra de Deus. Dominados por um desejo de aprovação humana, pregadores deixar de fora os textos difíceis e evitar verdades difíceis, trocando a dieta equilibrada da Palavra de Deus por totalmente diferente..

4. UM BOM GARÇOM APONTA A GRATIDÃO DOS CONVIDADOS PARA O CHEF
Um bom garçom pode receber elogios por seu serviço, mas sempre aponta o louvor para o chef, que preparou a refeição.
Da mesma forma, os pregadores devem dar glória a Deus pela beleza de sua palavra. É tentador pensar que as minhas palavras vão alcançar os corações e mudar vidas, e alguns ouvintes são propensos a colocar os pregadores em um pedestal. Mas é sempre a palavra de Deus que produz o fruto. A arte da pregação é do início ao fim uma obra de Deus, que mantém acesa a sua palavra, pelo seu Espírito. Não é pouca coisa ser usado como um frasco para o seu tesouro, mas o fato de que Deus pode usar um burro para levar a sua mensagem ( Num.. 22:28 ) deve manter-nos humildes.

Podemos dar graças a Deus por sua graça, permitindo-nos pregar a sua palavra, e quando vemos vidas transformadas, temos mais uma razão louvar o nosso Deus, cuja palavra sempre consegue exatamente o que ele pretendia que fazer ( Is. 55:11 ).


Anderson Menger
adaptado

0 comentários:

Postar um comentário