segunda-feira, 24 de julho de 2017

Como ensino minha família sobre Cristo?



Toda casa cristã deve ser uma escola de Cristo - um lugar de educação espiritual, disciplina amorosa, doutrina sadia e piedade bíblica. Esta não é uma referência aos retratos da era cristã da era vitoriana; É o ensino claro da Escritura. Mesmo assim, nossos horários agitados, aparelhos omnipresentes e prioridades mal colocadas muitas vezes fazem nossas casas semelhantes às de nossos vizinhos incrédulos. Deus se torna uma reflexão tardia. Aqui estão três coisas a lembrar enquanto buscamos construir casas centradas em Deus, onde a sã doutrina é o fundamento e nosso Senhor Jesus Cristo é a pedra angular.

Primeiro, devemos estar comprometidos com o ministério da igreja local. Toda família cristã precisa dos meios de graça designados por Deus e do cuidado pastoral dos anciãos piedosos ( Atos 20:28 ; Hb 13:17 ; 1 Timóteo 3: 1-7 ). O ministério da igreja visível é um não negociável para os crentes e seus filhos. As primeiras famílias cristãs foram "dedicadas ao ensino dos apóstolos [a doutrina] e à comunhão, à quebra do pão e às orações" ( Atos 2:42 ). Eles estavam sob a supervisão espiritual amorosa dos anciãos - homens que foram chamados a "pastorear o rebanho de Deus" e "dar instruções na doutrina sadia e também repreender aqueles que a contradizem" ( Tito 1: 9 , ênfase adicionada, ver 1 Pedro 5: 2 ; Titus 2: 1 ). A igreja era fundamental para a sua identidade cristã. É dentro, não fora, a estrutura divinamente ordenada de uma igreja bíblica que as famílias cristãs são fundadas no evangelho. Uma igreja fiel é onde as famílias amadurecem em seu conhecimento, compreensão e prática da doutrina sadia. Portanto, as famílias cristãs são encorajadas a se submeter com alegria ao ministério de um corpo local da igreja e a aprender com os pastores que trabalham "para apresentar todos maduros em Cristo" ( Col 1: 28-29 , ver Ef. 4: 11-16 ) . 

Segundo, devemos nos dedicar aos tempos regulares de culto familiar. O culto familiar é um tempo em que toda a família se reúne para cantar, orar, ler as escrituras e a catequese. Uma casa cristã é uma casa de adoração. Matthew Henry diz que "os que oram na família fazem bem; os que oram e lêem as Escrituras fazem melhor; Mas os que oram, lêem e cantam fazem o melhor de tudo. "No culto familiar, abrimos a Bíblia, refletimos sobre a história do desdobramento da Escritura e consideramos a doutrina cristã essencial. 

Em seus pensamentos sobre a adoração familiar , o teólogo de Princeton do século XIX, JWAlexander, sustenta que "o culto familiar, por sua própria natureza, mantém a mente atenta à verdade e familiarizada com suas ramificações menores". Através de tempos específicos de adoração no lar, A família cristã é trazida diariamente para a fonte de toda a verdade ".

Não deveria ser este o objetivo de cada lar cristão? Não é o papel de cada marido cristão exercitar liderança espiritual em relação a sua esposa ( Efésios 5: 22-27 )? Não é o privilégio e a responsabilidade de todos os pais cristãos ensinar a Palavra de Deus "diligentemente a [seus] filhos" e "criá-los na disciplina e instrução do Senhor" ( Deuteronômio 6: 7 , Efésios 6: 4 ) ? Caro crente, "a leitura diária da santa palavra de Deus, por um pai ante de seus filhos, é uma das mais poderosas agências da vida cristã" (Alexander). O compromisso com o culto familiar proporciona ocasiões regulares para que toda a família seja enraizada na doutrina sadia - para crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo ( 2 Pedro 3:18 ).

Em terceiro lugar, devemos dedicar-se aos tempos informais de instrução bíblica. A doutrina sólida deve ser ensinada e aprendida não só de púlpitos e púlpitos, mas também no meio de atividades diárias comuns - na mesa de jantar, no carro, no campo de bolas ou no parque. Moisés exorta o povo de Deus a "falar de [Palavra de Deus] quando você se senta em sua casa, e quando você caminha pelo caminho, e quando você se deitar e quando você se levanta" ( Deuteronômios 6: 7 ). É durante as atividades cotidianas comuns que as famílias cristãs são encorajadas a falar sobre Deus e Sua Palavra e considerar como a doutrina se aplica a várias circunstâncias que surgem. Portanto, aproveitamos essas oportunidades para explicar e aplicar a sabedoria da Palavra de Deus em nossas famílias.

Caro crente, assim como uma planta floresce no solo fértil da terra, o modo que uma família cristã floresce na doutrina das Escrituras. Na verdade, a doutrina sadia conduz à vida viva em Cristo. Através da obra do Espírito, a doutrina sadia ilumina a mente, transforma o coração, subjuga a vontade, aquece as afeições e nutre a alma. É verdade para a vida. Seja na igreja, em casa ou nas margens da vida, nada é mais importante para nossas famílias do que o ensino e a aplicação da doutrina sadia. Isso é uma prioridade em sua casa?


Por Jon Payne

0 comentários:

Postar um comentário