terça-feira, 18 de julho de 2017

Entretenimento e adoração



Em todas as igrejas e todas as gerações dos cristãos, existe o potencial de perder o foco nas coisas mais importantes ( Heb. 2: 1 ). Devemos constantemente nos lembrar e repensar nossas igrejas para que não nos encontremos confiando em algo diferente do evangelho de Deus e da Palavra de Deus.

Uma das desvantagens mais perigosas que acontece nas nossas igrejas locais hoje está dentro da nossa adoração corporativa. Em muitas igrejas, há uma desigualdade nos meios de graça (Escritura, oração e sacramentos ou ordenanças), e uma dependência do entretenimento. Alguns tentam equilibrar os dois em nome de alcançar mais pessoas com o evangelho, mas existe um perigo inescapável de sobrevalorizar o entretenimento e implementá-lo no culto corporativo.

Este não é um fenômeno novo. O pastor do século XIX, Charles Spurgeon, disse: "O diabo raramente fez uma coisa mais inteligente do que sugerir à igreja que parte de sua missão é proporcionar entretenimento para o povo, com o objetivo de vencê-los". Pode não ser novo, Mas é cada vez mais popular, especialmente à luz da nossa cultura orientada para o entretenimento. Vemos isso em canções seculares tocadas por bandas de adoração para impressionar a multidão. É difícil perder o valor da diversão na comédia, cheia, mas previsão de teologia e teologia de muitos púlpitos. Muitos de nós sentiram isso em elaborados desempenhos para que a congregação observasse, mas não participasse. Para alguns, a manhã de domingo mais parecido com um show de variedades que uma oferta feita a Deus.

Não estou sugerindo que a igreja seja aborrecida ou que toda igreja tenha serviços de adoração idênticos, como se houvesse apenas uma forma apropriada para adorar o Senhor. O culto corporativo da igreja à igreja varia de muitas maneiras. Os estilos, a música e as liturgias desenvolvidas em contextos e tradições particulares levam a diferentes sabores no culto. A igreja de Jesus Cristo é composta de pessoas e, portanto, de congregações, de cada tribo, língua e nação, e isso significa diversidade de igreja para igreja. Isso muitas vezes é uma coisa boa, algo que podemos celebrar, desde que a adoração da igreja seja ordenada de acordo com os parâmetros da Escritura e oferecida pela fé.

A invasão do entretenimento em nossa adoração não é uma questão de estilo, mas de substância. O entretenimento é uma coisa boa, mas o objetivo é o refresco da mente e do corpo, não a transformação da mente ou a edificação do espírito. O perigo de entretenimento na adoração não é sobre quais instrumentos musicais são permitidos ou qual época de hinos que a igreja deveria cantar. O perigo é encontrado no que a igreja está visando. O entretenimento tem um objetivo diferente do culto. O entretenimento é algo oferecido às pessoas por sua diversão. No entanto, o culto tem um foco diferente e produz um resultado diferente.

O foco de adoração é Deus, não o homem, que imediatamente o coloca contra o entretenimento. Nós nos oferecemos ao Senhor individual e coletivamente no domingo de manhã. A igreja atribui honra a Deus na leitura, pregação, canto e oração de Sua Palavra. O culto verdadeiro é inerentemente centrado em Deus e dirigido por Deus. O que é feito quando a igreja é reunida deve ser feito de acordo com a vontade de Deus e para o Seu prazer. Isso contrasta com o entretenimento, que é um trabalho espiritualmente impotente dirigido às pessoas.

Enquanto a adoração deve ser dirigida a Deus, simultaneamente oferece muito mais do que o entretenimento pode entregar. À medida que a igreja aproxima-se de Deus, o Senhor se aproxima de nós e recebemos graça. A graça regeneradora da graça, a renovação da graça, a graça revivendo - é oferecida à congregação por meio da graça. O resultado de adorar a Deus em espírito e verdade é transformação. O entretenimento não pode levar à edificação. O entretenimento pode agitar as emoções, mas Deus usa os meios da graça para mudar nossas afeições. O entretenimento pode atrair uma multidão ou cativar uma congregação, mas somente os meios da graça atrairão as pessoas para Cristo e as conformarão com a Sua imagem.

A beleza do culto é que é infinitamente mais poderoso do que o entretenimento. Entretenimento procura reproduzir drama e admiração. Mas a graça de Deus no culto revela o drama mais profundo do mundo e produz um temor autêntico à luz da revelação de Deus.

A verdadeira adoração pode ser um momento doloroso e alegre ao próximo, à medida que nos encontramos com a lei e o evangelho de Deus, confessando nossos pecados e descansando no perdão que temos em Jesus Cristo. O que é mais dramático do que os pecadores condenados serem perdoados por um Deus santo? Que o escravo seja libertado pelo Salvador? O que é mais emocionante do que o filho de Deus em pé no lugar dos ímpios para salvá-los da ira de Deus? A igreja não precisa de uma performance de qualquer tipo para nos ajudar na adoração. Precisamos que a Palavra de Deus leia e pregue, ore e cante, pois nisto exaltamos e experimentamos o nosso Deus trino.

O entretenimento tem seu lugar e serve um propósito bom, se terrestre. Nossas igrejas locais farão bem em ter cuidado em se dirigir para isso em um esforço para desenhar ou atender as necessidades de homens e mulheres pecadores. A Escritura é o que Deus usa para penetrar a alma e mudar o coração. Podemos nos entregar a adorar ao Senhor em espírito e verdade, em vez de mera emoção e diversão.

0 comentários:

Postar um comentário