sexta-feira, 10 de junho de 2011

Não quero um best-seller [Aprendiz de escritor #3]



Não quero escrever um best-seller. Quero apenas escrever, por necessidade, não atrás de um sucesso. Claro que o desejo de quem escreve é ter pessoas que lêem seus escritos, mas também quero escrever para mim.


Hoje li um artigo que dava alguns conselhos para tornar seu livro em um best-seller. Na realidade sugeriu alguns conselhos para transformar seu livro em um grande sucesso.


Primeiramente sugeria que devemos escrever um romance como o mercado quer; mas o meu romance não quer saber da opinião do mercado, na realidade ele nem me disse nada sobre isso, perguntei a ele, e ele ficou quieto, percebi então que estava me deixando tomar a decisão de como o usaria.


Também dizia que deveríamos usar na trama um mundo estranho e excêntrico, mas existe um mundo mais estranho e excêntrico como o nosso? Existem seres no universo mais complexas que nós? Parafraseando C. S. Lewis: ' Tomara que o homem não se espalhe para o resto do universo, senão traria a destruição para o tal'. Quero relatar a vida nesse planeta chamado terra. Mas quem sabe um dia não escrevo sobre o lindo planeta Júpiter?


E ainda o artigo usava um termo que concordo sorte, para você ter seu livro na lista de best-sellers você precisa de sorte; e é por isso mesmo que nunca iria escrever tentando ser um escritor de best-sellers, nem para rifa de escola infantil tenho sorte, imagina para tornar um livro meu em best-seller, seria como ganhar na loteria.


Então quero escrever sem me preocupar se o mercado editorial vai gostar do que escrevo, ou vai detestar minhas idéias malucas colocadas em um texto. Quero escrever sem precisar me preocupar com a lucratividade que as palavras podem me trazer.


Quero escrever por paixão, por necessidade e por obrigação de partilhar as idéias, os sentimentos e as loucuras da minha mente. Convido a você a escrever, e com toda certeza aqui sempre terás um leitor ávido, por textos escritos atrás das cortinas do anonimato.


Anderson Menger

_________________________________________
[Aprendiz de Escritor] Nessa coluna, escrevo sobre a minha luta para escrever, aqui você acompanhará: pensamentos, frustrações, dilemas, exercícios e outras diversas coisas sobre a minha 'arte' de tentar escrever.

3 comentários:

  1. Esquece o best-seller. Escreva com qualidade, pois a mesma não dá a minima para o lucro e o sucesso. É certo que o reconhecimento não é nada mau, mas quantos foram só reconhecidos após a morte?! De fato, alguns dos menhores.

    ResponderExcluir
  2. Tbm concordo com vc.O importante é vc fazer o que ama,sem se importar com o que as oustras pessoas vão achar.Se isso é o que te faz feliz faça,por que esta será sua marca,um escritor que diz o que pensa e não o que os outros querem ler!
    Sorte...Já ganhou mais uma leitora!8D
    Amo ler suas mensagens e pensamento...são muito sinceros e verdadeiros.
    Deus abençoe!!!

    ResponderExcluir
  3. É! O ser humano tem uma mania um tanto estranha de querer separar as pessoas e colocá-las em balaios com etiquetas coladas e nelas toda informação que se puder formar sobre tais grupos. O bom mesmo é poder causar algo nas cabeças que as façam pensar, sem criar pré conceitos que separem umas das outras. Quando pensamos o mundo está em movimento. E para tanto, precisamos colher as informações nesses campos maravilhosos de leitura, música, cinema, teatro, e por aí vai. Meus amigos, continuemos em movimento!

    ResponderExcluir