quarta-feira, 17 de agosto de 2016

A ONISCIÊNCIA DE DEUS - 10 Coisas que você deve saber


Deus Onisciente, OniscienteO salmista declara que nosso Senhor é grande "e de grande poder; o seu entendimento não tem limite "( Salmo 147: 5 ). Costumamos falar sobre o que sabemos e como sabemos, mas raramente paramos e perguntamos: Como Deus sabe? O que Ele sabe? Então, hoje nós voltar nossa atenção para dez coisas que devemos saber sobre a onisciência de Deus.

(1) o conhecimento de Deus é intuitivo, não discursivo.

Quando digo que o nosso conhecimento é discursivo, quero dizer que se trata de nós por meio da observação, raciocínio, comparação, indução, dedução, e assim por diante. Em outras palavras, nós aprendemos. Mas o conhecimento de Deus é intuitivo, pelo qual se entende que é inato e imediato. Deus não aprende: ele simplesmente sabe. Ele não descobre nem esquece.

(2) Devemos também lembrar que o conhecimento de Deus é simultâneo, não sucessivo.

Ele vê as coisas de uma só vez e em sua totalidade, enquanto sabemos apenas como objetos de conhecimento são trazidos diante de nós, um pouco depois do outro. Com Deus, o ato de percepção é completo e instantâneo. Deus pensa sobre todas as coisas ao mesmo tempo.

(3) Também sabemos a partir da Escritura que o conhecimento de Deus é independente, não dependente.

Ele não recebe o seu conhecimento de qualquer um ou de qualquer coisa externa a si mesmo. Isaías perguntou o seguinte: "Quem mediu o Espírito do Senhor, ou o que o homem lhe aconselhou? "( Is. 40: 13-14 ). A resposta, claro, é ninguém!

(4) O conhecimento de Deus é infalível, não sujeito a erro.

Como Ronald Nash disse: "onisciência divina significa que Deus não detém falsas crenças. Não só são todos de crenças de Deus verdadeiras, o leque de seu conhecimento é total. Ele sabe todas as proposições verdadeiras". Deus é sempre correto no que ele sabe.

Conhecimento de Deus(5) O conhecimento de Deus é infinito, e não parcial.

"Conhecidas por Deus são todas as suas obras desde o princípio do mundo" ( Atos 15:18 ). Deus conhece exaustivamente todos os seus próprios atos e planos. Ele também nos conhece completamente e exaustivamente. Nenhum segredo do coração humano, nenhum pensamento da mente ou sentimento da alma escapa seu olhar.

(6) Deus tem presciência exaustiva sobre todas as coisas que vêm para passar, incluindo as escolhas moralmente responsáveis ​​feitas por homens e mulheres.

Deus emite um desafio para todos os chamados outras divindades: "Quem é como eu?"(Is. 44: 7-8). Só Deus declara que está por vir. Só Deus sabe o futuro, pois só Deus ordenou ele.

(7) A verdade da onisciência de Deus deve afetar o nosso culto e adoração dele.

Stephen Charnock coloca desta forma:

"Considere o quão grande é conhecer os pensamentos e intenções, e as obras de um homem desde o início até ao fim da sua vida; para saber de antemão todos estes antes de o ser desse homem, quando ele foi apresentado ao longe nos lombos de seus antepassados, sim, de Adão. Quanto maior é para saber de antemão e conhecer os pensamentos e obras de três ou quatro homens, de toda uma aldeia ou bairro! E maior ainda  conhecer a imaginação e ações de tal multidão de homens como estão contidos em Londres, Paris, ou Constantinopla; quanto maior ainda a conhecer as intenções e práticas, os artifícios clandestinos de tantos milhões, que, fazem, ou devem fazer em todos os quadrantes do mundo, cada pessoa deve ter milhões de pensamentos, desejos, projetos, afetos, e ações. Adore a Deus por esta maravilhosa perfeição! "(Stephen Charnock, A Existência e Atributos de Deus , pp. 239-40).

(8) Uma boa compreensão da compreensão de Deus também deveria ter um impacto profundo na nossa humildade.

Charnock explica:

"Não é o homem nada é mais apto a se orgulhar do que o seu conhecimento; é uma perfeição que ele se gloria; mas se o nosso próprio conhecimento de coisas nos ‘incha’, a consideração da infinidade do conhecimento de Deus deve diminuir-nos. Como os nossos seres não são nada em relação à infinidade de sua essência, por isso o nosso conhecimento não é nada em relação à vastidão do seu entendimento. Temos uma faísca de ser, mas nada comparado ao calor do sol; temos uma gota de conhecimento, mas nada para o oceano divino. O que é para um riacho raso para se vangloriar de suas correntes, comparado a um mar cujas profundezas são insondáveis! Como se trata de uma vaidade de se gabar de nossa força quando nos lembramos o poder de Deus, e da nossa prudência quando olhar sobre a sabedoria de Deus, por isso não é menos uma vaidade para gabar-se de nosso conhecimento quando pensamos da compreensão e conhecimento de Deus "(240).

(9) O conhecimento de Deus dos segredos do nosso coração deve ter uma profunda influência sobre a nossa santidade pessoal e prática:

"Pode a consciência de um homem facilmente e deliciosamente aceitar quando ele está sensivel sob o conhecimento de Deus, quando é odioso para ao Sua santidade? . . . Tentações não têm estímulo para aproximar-se daqueles que estão sempre conscientes de que tudo passa pela onisciência de Deus "(258).


Se Deus é onisciente, então ele sabe o pior sobre nós, mas nos ama! O apóstolo João escreve: "Isso, então, é como nós sabemos que pertencemos à verdade, e como nós os nossos corações em repouso em sua presença sempre que o nosso coração nos condenar. Porque Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas "(1 João 3:19-20).

(10) O que você sabe sobre a onisciência de Deus?  Compartilhe conosco nos comentários!

0 comentários:

Postar um comentário