sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

4 Diretrizes Práticas para Ler as Histórias do Velho Testamento

Antigo Testamento, leitura da Bíblia, como ler a bíblia

Começamos, minha esposa e eu, a ler(ouvir) a Bíblia novamente, e uma das coisas que mais me chamou  atenção é a quantidade de historias que se sucedem e se cruzam, e muitas vez vezes parece que a narração retrocede para pontuar algo que pareceu ser deixado para trás.

Ler o Antigo Testamento é diferente de ler o Novo Testamento, o AT é repleto de histórias e elas tem que ser bem interpretadas.


Harold Goddard escreve, "A história do mundo é determinada menos pelas batalhas que são perdidas e ganhadas do que pelas histórias que se ama e acredita." Enquanto vivemos no mundo moderno, vemos a evidência da declaração de Goddard ao nosso redor. As pessoas têm visões particulares do mundo, e essas visões são muitas vezes impulsionadas pelas histórias que abraçaram.
Deus quer puxar-nos para a sua História e moldar-nos por ela. Você pode não estar terrivelmente familiarizado com as histórias do Velho Testamento, que desempenham um papel vital na narração da Grande História, mas há uma série de razões pelas quais você deve ler essas histórias (que representam um pouco menos de 50% do Velho Testamento). Você realmente não pode fazer sentido do Novo Testamento, a menos que você "obter" o Antigo Testamento (ver Hebreus 1: 1-2a). O material de narrativa do Velho Testamento é uma grande literatura, e as pessoas, eventos, lutas de poder, crises pessoais, e espero que encontrar nestas histórias muitas vezes são tão relevantes como a notícia desta manhã. Assim, as histórias do Antigo Testamento, lidas da maneira correta, formam um recurso indispensável para a vida cristã. 
Mas se você é como a maioria de nós, você precisa de um pouco de ajuda na forma para se envolver com essas histórias muito bem. Aqui estão quatro pensamentos iniciais.

1. Leia a história à luz da maior HISTÓRIA!

A maioria das histórias do Antigo Testamento têm um contexto literário mais amplo - e um contexto histórico mais amplo - que pode nos ajudar a entender a dinâmica que vemos em uma determinada história. Por exemplo, quando lemos a história de Jacó, Esaú e "a bênção roubada" de Gênesis 27, pode ser um pouco difícil entender por que Rebeca, a mãe de Jacó e Esaú, instruíram Jacó a enganar Isaque, tomando a bênção de que por Ordem de nascimento deve ter ido para o seu irmão um pouco mais velho. A partir da história é claro que a) Rebeca foi parcial para Jacob, que era menino de uma mãe (Gn 25:28, por isso é uma razão pela qual ela agiu como ela fez) e b) esta família tinha alguma disfunção! Mas havia alguma coisa por trás da ação de Rebeca? Em Gênesis 25: 21-24 lemos um pouco importante de contexto:
Isaque orou ao Senhor em nome de sua esposa, porque ela era sem filhos. O Senhor ouviu a sua oração, e Rebeca, sua mulher, concebeu. 22 Mas as crianças que estavam dentro dela se esforçaram umas com as outras, e ela disse: "Por que isso está acontecendo comigo?" Ela foi consultar o Senhor. 23 E o Senhor lhe disse:

Duas nações há no teu ventre;
Duas pessoas virão de você e serão separadas.
Um povo será mais forte do que o outro,
eo mais velho servirá ao mais jovem.

24 Quando chegou a hora de dar à luz, havia de fato gêmeos em seu ventre.
(Gen 25: 21-24 HCSB)

Observe a profecia que Rebeca recebeu: "O mais velho servirá ao mais novo." Pode ser, portanto, que Rebeca foi motivado a ajudar Jacó obter a bênção de Isaque, porque ela sentiu que sua superioridade sobre Esaú foi ordenado por Deus. Isso não desculpa o engano envolvido (esse traço é tecido através desta família), mas pode ajudar a explicá-lo.

2. Leia a história à luz do seu propósito.

Às vezes, há pistas na história ou em seu contexto mais amplo que nos dizem algo sobre o que o autor quer que aprendamos com a história. Por exemplo, você já foi posto fora pela história de Jefté em Juízes 11: 29-40? Eu tenho. Nessa história Jefté faz um muito estúpido voto, dizendo ao Senhor: "Se você vai entregar os amonitas para mim, o que sai das portas da minha casa para me cumprimentar quando eu voltar em paz, dos amonitas pertencerá ao Senhor, e eu a oferecerei como holocausto "(11: 30-31). Enquanto os animais às vezes eram mantidos em uma área de tenda de uma casa, sua família também morava lá, é claro. Assim, quando Jefté voltou da sua vitória, sua filha saiu ao encontro dele. Ele foi devastado e disse: "Eu dei minha palavra ao Senhor e não posso retê-la" (11:35). Ela ficou queimada, literalmente. Horrível história !! É destinado a ser horrível para fazer um ponto. Você sabe o propósito? É uma das muitas histórias em juízes que demonstram, " Este é o tipo de estupidez que acontece quando você esquecer a lei de Deus! "Vedes se Jefté conheceu a lei de Deus, ele teria conhecido a parte que dizia:
"Ou se alguém jura precipitadamente fazer o que é bom ou mau - qualquer coisa que uma pessoa pode falar precipitadamente em um juramento - sem estar ciente disto, mas depois reconhece isto, ele incorre em culpa em tal instância" (Levítico 5: 4). )

A passagem continua a dizer como tal culpado pode ser perdoado fazendo uma oferta de restituição. O pecado é expiado. Você vê, Jefté não tinha que manter seu voto de oferecer sua filha como um holocausto. Ele poderia ter oferecido um cordeiro em vez e poderia ter sido perdoado por seu pecado de fazer um voto precipitado. Juízes usa Jefté, em outras palavras, como um mau exemplo, um exemplo de uma pessoa que não conhece a palavra de Deus!

3. Compreender elementos culturais importantes na história.

Quando compreendemos mais sobre a cultura em torno de uma história bíblica, ela pode nos ajudar a obter o pleno efeito da história. Estes muitas vezes podem fazer uma história mais significativa ou o impacto mais poderoso. Por exemplo, pense na história de Davi e Golias em 1 Samuel 17. Agora, quando pensamos em um "tiro de estilingue", pensamos em um brinquedo para crianças. Mas você sabia que estilingues foram usados ​​como armas sérias no Oriente Próximo Antigo? Em Israel, os pastores usavam eslingas para lutar contra animais selvagens, mas também podiam ser usados ​​em batalha, como refletido nessa notável história (perdão ao trocadilho). Pedras da funda poderia ser 3+ polegadas de diâmetro (o tamanho de um pêssego!), Poderia ser pendurados centenas de pés, e poderia viajar mais de 100 milhas por hora! Você pode imaginar o que essa pedra faria se te atingisse na cabeça? !! David não atacou Goliath com um brinquedo. Em vez disso, ele era habilidoso com uma arma que lhe dava uma vantagem estratégica! Ele poderia matar o grande bruto sem nunca chegar perto dele! Esse tipo de informação pode trazer uma história para a vida.

4. Leia a história, reconhecendo Deus como o Herói.

Por exemplo, a história de Davi e Golias de 1 Samuel 17 freqüentemente é apresentada a Davi como o herói paradigmático. Mas observe o que lemos nos lábios do próprio Davi: 
"O Senhor me livrará da mão deste filisteu!" (17:37)
"Eu vou contra você em nome do Senhor dos exércitos, o Deus de Israel de exércitos-você desafiou-o!" (17:45)
"Hoje o Senhor vai te entregar a mim." (17: 46)
"a batalha é do Senhor! Ele nos entregará a nós. "(17:47)

Nas histórias do Antigo Testamento, Deus é o herói final, não qualquer ser humano. Deus é aquele que desenvolve a salvação do seu povo. Vê-lo como o herói final nos dá um importante quadro de referência para a leitura das histórias do Velho Testamento.
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