segunda-feira, 3 de abril de 2017

A única parte perfeita do culto

Lightstock.com
Lightstock.com
Todos pastores e líderes da igreja colocam um grande  valor sobre a produção de seu culto de domingo. Tanto a quantidade de dinheiro e tempo gasto em tentar fazer o serviço impecável, refleti o nosso desejo de tornar o serviço perfeito. Mas aqui está a verdade: não importa quantas vezes você pratica a música, quão bem você deixe a iluminação, ou construa seus adereços, você nunca vai ficar perfeito. A verdade é que tudo o que tocamos está manchado pelo pecado. Não importa o quanto tentemos, não podemos produzir um culto perfeito.
Mas não veja desesperança em mim. Há uma maneira de ter pelo menos uma parte do seu serviço  perfeito. A resposta pode vir de uma fonte surpreendente. A única parte perfeita do serviço de domingo é quando a Bíblia é lida. Quando abrimos as Escrituras e lemos a Palavra de Deus, estamos garantindo que a perfeição esteja em exibição. Afinal, a Bíblia é a Palavra perfeita de Deus. A Bíblia é as próprias palavras de Deus. Com o risco de subestimar o assunto: as Escrituras são exaladas por Deus (2 Timóteo 3:16), vivas (Hb 4:12), puras (Salmo 12: 6), verdadeiras (Salmo 19: 9) , suficiente (2 Timóteo 3:17), confiável (Salmo 111: 7), e duradoura para sempre (Sl 119: 60). Na verdade, a Palavra é perfeita (Salmo 19: 7)!
Pouco admira então, além de pregar a Bíblia, os ministros cristãos são chamados a priorizar a leitura pública das Escrituras quando eles se reúnem:
Até que eu venha, dedicar-se à leitura pública da Escritura, à exortação, ao ensino. "(1 Tim. 4:13)
Para alguns, este é um conceito novo. Tornou-se cada vez mais fora de moda pregar a Palavra de Deus, muito menos gastar mais tempo lendo-a. No entanto, pense comigo, se nossos cultos têm a intenção de glorificar a Deus e encorajar aqueles que estão reunidos com quem Deus é, que melhor maneira de conseguir isso do que ler a Palavra de Deus?
Aqui estão algumas sugestões para tornar seu culto de adoração perfeito:
Enquadre o serviço inteiro em torno da Palavra. Considere fazer o seu serviço de domingo um  inclusio (bracketing o serviço), tendo um chamado para adorar onde você lê a Palavra de Deus no início e, em seguida, uma bênção na conclusão onde você também ler o texto em voz alta.
Introduzir diferentes gêneros da Escritura. Se você está pregando uma narrativa do Velho Testamento, considere a leitura de uma epístola do Novo Testamento. Ao fazer isso, você vai ajudar a mostrar a continuidade da Bíblia ea trajetória de desenvolvimento dos temas. Se você é intencional com isso, você pode trabalhar através de uma amostragem de toda a Bíblia em uma quantidade surpreendentemente curta de tempo.
Leia a Bíblia antes de pregar. O meu mentor e pastor sempre valorizou as escrituras. Sempre fiquei impressionado com o modo como ele entroniza a Bíblia. Os caras podem estar preocupados com o tempo, mas posso assegurar-lhes que nunca perderão seu tempo quando estiverem lendo a Bíblia antes de pregarem. Certamente há outras coisas que você poderia cortar de seu sermão em vez disso?
Fornecer explicação antes de ler. Aqueles em nossa reunião de domingo são de uma vasta gama de fundos. Aqueles que leem a Bíblia fornecem alguns "pensamentos expositivos" antes de lê-lo. Eles muitas vezes mostram como a passagem se rompe, seu tema e como ele se relaciona com a passagem que estaremos pregando.
Treine aqueles que leem as Escrituras para lê-lo bem. Aqueles que leem a Bíblia devem estar familiarizados com o texto. A leitura pública eficaz da Escritura tem algum grau de interpretação pública da Escritura. Isso serve para ser uma maneira adequada de envolver os irmãos que não podem pregar regularmente, assim como aqueles homens que estão treinando para o ministério.
Utilize leitura responsiva. Para aquelas leituras de resposta desconhecidas é simplesmente a congregação lendo uma parte da Escritura em voz alta em resposta ao líder. Se você usar uma tela de projeção, você pode considerar sublinhando uma parte da Escritura e pedindo que a congregação leia em voz alta a parte sublinhada. Isso ajuda a envolver as mentes e os corações daqueles reunidos com a Palavra de Deus.
Estas são apenas algumas idéias que eu pensei que poderia ser útil; Espaço e tempo impedem mais. Se você tiver sugestões, inclua-as na caixa de comentários abaixo. 
Eu aplaudo o sentimento por trás querendo um serviço perfeito, mas há um desejo no caminho que muitas vezes ir sobre ele. É minha esperança e oração que mais igrejas locais se tornem lugares onde a leitura da Bíblia é esperada (e até exigida) por seu povo.

0 comentários:

Postar um comentário