quinta-feira, 19 de outubro de 2017

3 coisas que impedem as pessoas de liderar em sua igreja


Precisamos de mais líderes.
Nós tentamos tudo, mas não podemos fazer as pessoas intensificarem.
Acabei fazendo tudo porque não temos líderes suficientes.
A falta de líderes é o problema visível em sua igreja, mas queremos abordar a causa raiz. Afinal, se você simplesmente colocar um Band-Aid no sintoma, nunca será capaz de experimentar verdadeiramente uma igreja saudável e crescente.
Se você está lutando para recrutar ou desenvolver líderes em sua igreja, é hora de olhar sob o capô.
Aqui estão quatro razões profundas pelas quais as pessoas não podem liderar sua igreja.

# 1 - Confusão da missão.

Toda igreja compartilha o mesmo propósito: fazer discípulos.
Nós dizemos de maneiras diferentes e expressamos com linguagem diferente, mas nossa raiz é a mesma. Toda igreja em cada ambiente é chamada a fazer discípulos.
A maioria dos cristãos concordará fundamentalmente com o propósito de sua igreja.
É bíblico.
É amplo.
E é por isso que pode não ser suficiente para inspirar os líderes a servir.
Algumas pessoas em sua igreja (e acho que poderia ser até metade) não são motivadas por propósito porque não parece tangível. É essa coisa eterna sempre lá fora, sempre nos chamando para frente. Mas, porque é uma missão eterna, às vezes não há senso de urgência.
Os líderes precisam saber o propósito eterno, mas eles precisam saber a única coisa que você está fazendo sobre isso agora.
Eles precisam conhecer a missão clara e presente.
Aqui estão algumas perguntas para ajudá-lo a detalhar isso:
  • O que  especificamente  é a sua igreja tentando fazer?
  • Quem é a sua igreja tentando alcançar?
  • Qual é a principal prioridade nesta próxima temporada de ministério?
  • Qual é a oportunidade sensível ao tempo que temos diante de nós?
  • O que está em jogo se não realizarmos isso?
Estes são os tipos de perguntas que você deve responder para os líderes. Eles não têm respostas genéricas; eles exigem especificidade. Eles não são eternos; eles têm prazos.
Se você quer líderes para servir na sua igreja, você precisa lançar uma visão clara, convincente e CURRENTA.

 # 2 - Ter uma estrutura desatualizada. 

A estrutura da sua igreja pode ajudar ou dificultar o seu crescimento. Carey Nieuwhof diz: "Se você quer que sua igreja cresça, você precisa se estruturar mais para crescer".
Uma estrutura desatualizada não apenas impede o crescimento na igreja, mas dificulta o crescimento das pessoas.  Isso evita que líderes liderem.
Os líderes não querem servir em um ambiente sufocante onde há pouca liberdade. Eles não querem operar em uma cultura dirigida por comitês, onde as decisões são tomadas no topo e avançadas nas fileiras. Eles não querem operar em uma burocracia onde os resultados não são visíveis.
Quando você olha para a estrutura de sua igreja, particularmente o envolvimento de sua equipe, bordo ou comissão, pergunte-se se essa estrutura permite que os líderes liderem ou impedi-los de tomar decisões.
Os líderes fazem messes. Os líderes tentam as coisas. Os líderes nem sempre seguem a lista de verificação.
Então, se sua estrutura não permite que os líderes brilhem, provavelmente você sempre se esforçará para envolver líderes.
Brandon Cox diz que as igrejas com estruturas não saudáveis ​​têm muitos comitês, votam em muitas questões, carecem de parâmetros simples para a tomada de decisões, espalham a autoridade aleatoriamente e se movem devagar para permitir que o território de todos permaneça seguro.
Por outro lado, ele diz que uma estrutura saudável é construída com alta confiança em líderes, responsabiliza-se sempre que possível, tem menos comitês, vota em poucas questões e se adapta a mudanças mais rapidamente.
A estrutura não é um problema de solução rápida e não será resolvido com um e-book gratuito ou webinar. Para resolver os problemas da sua estrutura, você deve estar disposto a deixar suas mãos sujas e ter conversas corajosas.
Você deve se mudar para o processo sabendo que a estrutura que permitiu que sua igreja floresça no passado pode ser o mesmo que o afasta da próxima temporada de crescimento. Você deve perceber que, se sua igreja for estruturada para seu tamanho atual, talvez seja necessário fazer mudanças preventivas. O momento certo para reestruturar é ANTES de precisar disso.
Estrutura não é apenas sobre crescimento ou organização. Trata-se de libertar líderes para liderar.

# 3 - Papéis pouco claros. 

Existe uma enorme diferença entre um líder e um voluntário. Reconhecendo que a diferença pode ser apenas a chave para levar as pessoas no lugar certo.
Esta pode ser uma distinção excessivamente simples, mas um voluntário move coisas enquanto um líder move coisas para a frente. Voluntários e líderes são importantes e necessários na sua igreja, mas eles atendem a necessidades muito diferentes.
Um voluntário quer servir porque ama a igreja, acredita na missão e quer desempenhar um papel. Eles querem fazer alguma coisa.  
Os líderes também adoram a igreja, acreditam na missão e querem desempenhar um papel. Mas  eles querem usar seu dom de liderança. Eles não querem apenas fazer coisas ... eles querem liderar as coisas.
Se você pedir a um voluntário para ser um líder e eles não querem essas responsabilidades extras, pode ser um desastre. E se você pedir a um líder que fique na pista do voluntariado, eles não serão cumpridos e nunca alcançarão seu potencial total.
Aqui está outra maneira de olhar para ele:
Pedir um voluntário para ser um líder muitas vezes resulta em burnout. Pedir um líder para ser voluntário geralmente resulta em tédio .
Se você se senta para fazer uma lista de líderes em sua igreja, as primeiras pessoas que vêm à mente provavelmente serão voluntárias trabalhadoras que estão sempre presentes. Você gravitará naturalmente para as pessoas que estão presentes e visíveis.
Mas um voluntário trabalhador que aparece em todos os eventos da igreja não é necessariamente um líder.  Porque os líderes não apenas fazem tarefas, eles têm seguidores.
É por isso que seu trabalho é criar clareza de papéis.
O que  exatamente  significa ser voluntário em sua igreja? E o que  exatamente significa ser um líder? Você pode articular a diferença? Existe um caminho entre os dois?
Esse tipo de clareza vem do compromisso de trabalhar em seu sistema de liderança. Temos recursos para ajudar e planos que você pode implementar, mas cabe a você fazer o trabalho.

A Ferramenta de desenvolvimento de liderança final

Uma coisa que notamos sobre os líderes na igreja é que geralmente eles desejam treinamento. Os líderes adoram as oportunidades para melhorar e desenvolver suas habilidades. No entanto, muitas igrejas não oferecem treinamento de liderança para o seu povo.

0 comentários:

Postar um comentário