quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

5 perigos graves para qualquer igreja local


Não precisamos ficar preocupados, mas há sérios perigos que enfrentamos quando fazemos nossa parte de liderar a missão. É fácil o trabalho da igreja se tornar "comercial como de costume". Portanto, é sábio e útil refletir sobre a profundidade desses cinco perigos que realmente podem prejudicar sua igreja.



5 Perigos Graves:

1) Quando os sistemas assumem a liderança sobre o Espírito Santo.

Sou um advogado dos sistemas na igreja. Uma boa administração exige eficiência de tempo, energia e dinheiro.
No entanto, se alguma vez começarmos a confiar mais em sistemas do que sobre o poder do Espírito Santo, estamos patinando em gelo fino. Sob as demandas de sete dias, 52 vezes por ano para "produzir" o próximo serviço, é mais fácil de fazer do que você pensa. A máquina pode assumir a missão.
A idéia é não ignorar seus sistemas nem se livrar deles. Na verdade, talvez seja necessário desenvolvê-los melhor. É mais sobre mantê-los na prioridade certa e saber mantê-los sujeitos ao Espírito Santo. Isso não é fácil quando você tem prazos.
O Espírito Santo não pode ser uma marca no final, se os líderes ainda esperam poder divino. Devemos deixá-lo liderar o caminho, e os sistemas nos ajudam a libertar esse poder para alcançar ainda mais pessoas.

2) Quando o nome da sua igreja é levantado acima do nome de Jesus.

O nome de sua igreja é importante e uma boa reputação em sua comunidade é importante. Mas há um potencial sutil e mais perigoso para falar mais sobre sua igreja do que sobre Jesus.
É fácil dizer "Deus" (e não há nada de errado com isso), mas quando você diz "Jesus", você fez uma declaração distinta, e as pessoas sabem onde você está.
Se você levantar o nome de Jesus, ele levantará o nome da sua igreja.

3) Quando os programas têm precedência sobre a oração.

Os programas sem a oração levam à experiência sem transformação.
Os programas sem a oração levam à experiência sem transformação. A nuance única com esse perigo potencial é que a experiência pode ser boa, mas isso não significa que aconteceu algo de impacto eterno.
Quanto mais eu lidero, mais profundamente estou convencido de que a oração é tudo. Sua igreja ou minha igreja podem ter uma grande liderança e excelentes programas que as pessoas adoram e apreciam, mas o verdadeiro sucesso a longo prazo é baseado na oração.
Quanto mais lutar contra minha agenda por tempo de orar, mais ela luta contra mim. Eu luto de qualquer maneira. Por quê? O inimigo sabe e fará qualquer coisa para evitar a oração! Na verdade, o inimigo adora programas sem oração porque não representam ameaça. Mas mesmo as igrejas mais pequenas e humildes podem balançar o Reino se for uma igreja em oração!

4) Quando a concorrência se torna maior do que a cooperação.

A competição não é sutil nem despercebida, mas é um grave perigo que é difícil de se lidar. 
É quando a concorrência é impulsionada pelo ciúme, orgulho, inveja ou insegurança, que enfrentamos grandes problemas. Quando você está chateado porque alguém tem mais do que você, de qualquer coisa, a concorrência o tem pela garganta.
As Escrituras claramente nos chamam para a unidade, seja dentro de nossa própria igreja ou com outras igrejas. Quando fechamos os braços em espírito de cooperação, com um colega pessoal ou, por exemplo, em uma mesa redonda com outra igreja, somos difíceis de vencer.
A cooperação não exige o seu próprio caminho, ele encontra uma maneira melhor.

5) Quando o conforto é permitido para substituir o sacrifício.

Você já notou que plantadores de igrejas e novas igrejas nunca buscam conforto? Eles comem, dormem e bebem a missão. Eles fazem grandes sacrifícios para lançar a igreja do bebê. Eles fazem o que for preciso.
E, no entanto, os mesmos líderes e a mesma igreja, anos depois, muitas vezes parecem ter deixado o gás. Há muitas razões para isso, mas vamos ser honestos, nenhum deles é bom. Nada de valor real continua a avançar sem sacrifício.

Do seu casamento em casa a sua missão na igreja, deslizar na zona de conforto é como areia movediça. Você não percebe o que você está pisando até que você já esteja em perigo. Perigo grave.

0 comentários:

Postar um comentário