segunda-feira, 21 de maio de 2018

7 princípios-chave para cada projeto



Como pastor ou líder, você precisa ser capaz de montar projetos de maneira eficiente e eficaz. Se você está começando uma nova igreja, planejando um novo ministério, abrindo um novo prédio ou apenas se preparando para os serviços do próximo fim de semana, você precisa mobilizar as pessoas em torno de uma tarefa comum. Isso é liderança em poucas palavras.
Quando Neemias retornou a Jerusalém para ajudar a reconstruir a muralha da cidade, ele tinha um projeto monstruoso em suas mãos. Como ele lidou com esse projeto nos fornece sete princípios fundamentais para fazer as coisas.

1. O Princípio da Simplificação

Neemias manteve seu plano simples. Ele não atribuiu empregos aleatoriamente, não criou uma organização totalmente nova e não forçou nenhum gráfico complexo.
Ele se organizou em torno de grupos que já se associavam, como os sacerdotes, os homens de Jericó e os filhos de Hassenaá. O ponto é: não crie uma organização se você não precisar dela. Se uma organização já existe naturalmente, tente trabalhar com ela e com ela.
Às vezes, um novo líder entra em uma situação e a primeira coisa que ele faz é começar a mudar toda a organização. Pense: Se não está quebrado, não conserte. Organizações fortes são geralmente as mais simples.

2. O Princípio da Participação

É uma regra bem simples: trabalhe com quem quer trabalhar. Surpreendentemente, muitos líderes nunca aprendem esse princípio. Eles gastam todo o seu tempo tentando encurralar os preguiçosos e os apáticos, em vez de trabalhar com aqueles que querem trabalhar. Eu chamo isso de cabras curativas.
Neemias envolveu quase todo mundo na construção do muro. Ele tinha os clérigos, os ourives, os fabricantes de perfumes - homens e mulheres, gente da cidade e do campo. Todo mundo estava movendo tijolos e fazendo argamassa.
Mas houve uma exceção. “A seguir, o povo de Tekoa, embora seus líderes se recusassem a ajudar” (Neemias 3: 5 NLT). A resposta de Neemias foi ignorar os esquivos.
Em todas as situações, você terá trabalhadores e esquivos. Neemias simplesmente ignorou o segundo e se concentrou naqueles que estavam dispostos a trabalhar. Ele não perdeu o sono, ficou amargo ou perdeu tempo tentando encurralá-los. Se você é um líder, não se preocupe com pessoas que não querem se envolver. Concentre-se naquelas pessoas que querem se envolver.

3. Princípio da Delegação

Quando você está organizando, você deve fazer tarefas específicas. Pense no que teria acontecido se, uma vez que Neemias deixasse todo mundo empolgado, ele dissesse: “Apenas comece a trabalhar onde quiser trabalhar”.
Em vez disso, Neemias dividiu o muro em seções quando ele fez seu passeio da meia-noite. Ele manteve a simplicidade e depois delegou tarefas específicas.
Quando você delega:
  • Divida os principais objetivos em tarefas menores . Quando começamos Saddleback, eu fiz todo mundo um comitê de um. Cada um de nós tinha atribuições. Uma pessoa conseguiu a impressão dos boletins, enquanto outra montou o viveiro.
  • Desenvolva descrições de trabalho claras . Seus trabalhadores merecem saber o que é esperado.
  • Combine a pessoa certa com a tarefa certa . A pessoa errada na tarefa errada cria o caos. Isso causa todos os tipos de problemas motivacionais. Delegar é mais do que apenas passar do trabalho. Você precisa entender o que é a tarefa e o que a pessoa é boa, e isso o ajudará a conseguir a pessoa certa com a tarefa certa.
  • A responsabilidade de todos é de ninguém . Toda tarefa precisa de uma pessoa específica designada para ela; caso contrário, as coisas vão cair nas rachaduras, porque todo mundo vai pensar que alguém está fazendo certas tarefas.

4. O Princípio da Motivação

Quando você organiza qualquer projeto, ajude as pessoas a "possuí-lo". Em Neemias, você vê de novo e de novo homens fazendo reparos perto de suas casas. Se você morasse em Jerusalém, onde estaria mais interessado em construir o muro? Provavelmente pela sua casa!
Permitir a propriedade em um projeto ajuda a aumentar a motivação. Eu acho que Neemias também está dizendo: “Torne o trabalho o mais conveniente possível.” Neemias permitiu que as pessoas trabalhassem em sua área de interesse. Esse é um princípio fundamental da organização: Boas organizações permitem que os trabalhadores desenvolvam suas próprias áreas.

5. O Princípio da Cooperação

A cooperação é um princípio fundamental para uma boa organização. Quando cooperamos juntos, quando há trabalho em equipe, há um grande crescimento. A cooperação é um motivador maior do que a concorrência e dura porque você se sente como se estivesse em um time vencedor.
Boas organizações fornecem um clima favorável de confiança e trabalho em equipe. Na Bíblia, quando se refere aos cristãos na igreja, a frase “um ao outro” é usada 58 vezes. É como se Deus estivesse dizendo: “Receba a mensagem! Ajudem uns aos outros! ”Estamos juntos nisso. Somos uma equipe. Existe um tremendo poder na cooperação.

6. O Princípio da Administração

Mesmo depois de delegar, você deve supervisionar o trabalho. Neemias andou na linha, inspecionando o trabalho. Tom Peters, em seu livro Passion for Excellenc e , chama MBWA: Management By Walking Around.
Neemias sabia qual parte cada homem construiu porque ele saiu, checando as pessoas. Isso também permitiu que ele descobrisse o que estava acontecendo. Boas organizações estabelecem linhas claras de autoridade. As pessoas fazem o que você inspeciona, não o que você espera.

7. O Princípio da Apreciação

Bons líderes dão reconhecimento. Por exemplo, Neemias sabia os nomes daqueles que trabalham na parede, e acho que isso é uma marca de um bom líder. Ele até os listou em seu livro, então aqui estamos milhares de anos depois, e pastores ao redor do mundo estão pronunciando erroneamente os nomes dos ajudantes de Neemias. Ele se importava o suficiente para reconhecer esses homens e mulheres por seu trabalho.
Você sabe quem está fazendo um bom trabalho entre sua equipe? Que tal entre os líderes de seus pequenos grupos e voluntários?
Descubra quem são e comece a dizer que estão fazendo um bom trabalho.

0 comentários:

Postar um comentário