quarta-feira, 5 de novembro de 2014

4 Sinais de um líder maduro na fé

maturidade de um cristão líder


Eu quero dizer algo sobre isso:
"Quando eu vim para você, eu não vim com eloquência ou sabedoria humana como eu proclamei-vos o testemunho de Deus. Pois decidi nada saber, enquanto eu estava com você, senão a Jesus Cristo e este crucificado. Eu vim para você em fraqueza com grande temor e tremor. Minha mensagem e minha pregação não consistiram de palavras persuasivas de sabedoria, mas consistiram de demonstração do poder do Espírito, para que a vossa fé não se baseasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus.
"Temos, no entanto, falar uma mensagem de sabedoria entre os maduros, mas não a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que estão sendo reduzidos a nada. Não, nós declaramos a sabedoria de Deus, um mistério que foi ocultado e que Deus destinou para a nossa glória antes dos tempos eternos. Nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se tivessem, não teriam crucificado o Senhor da glória. No entanto, como está escrito:
"O que os olhos não viram, 
o que os ouvidos não ouviram, 
e que nenhuma mente humana concebeu " 
- as coisas que Deus tem preparado para aqueles que gostam de ele-
"Estas são as coisas que Deus nos revelou pelo seu Espírito.
"O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas profundas de Deus. Para quem conhece os pensamentos de uma pessoa, exceto o seu próprio espírito dentro deles? Da mesma forma, ninguém conhece os pensamentos de Deus, senão o Espírito de Deus. O que nós não temos recebido o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que possamos entender o que Deus nos tem dado gratuitamente. . Isto é o que falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, explicando as realidades espirituais com palavras ensinadas pelo Espírito "~ 1 Coríntios 2: 1-13 (NVI)
Vejo nesta passagem quatro sinais ou indicadores de um líder fé madura:
  1. Humildade ~ "Pois decidi nada saber, enquanto eu estava com você, senão a Jesus Cristo e este crucificado. Eu vim para você em fraqueza com grande temor e tremor ".
  2. Poder Divino ~ "Minha mensagem e minha pregação não consistiram de palavras persuasivas de sabedoria, mas consistiram de demonstração do poder do Espírito, para que a vossa fé não pode se baseasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus."
  3. Sabedoria Divina ~ "Temos, no entanto, falar uma mensagem de sabedoria entre os maduros, mas não a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que estão sendo reduzidos a nada. Não, nós declaramos a sabedoria de Deus, um mistério que foi ocultado e que Deus destinou para a nossa glória antes dos tempos eternos. "
  4. Atenção para o Espírito Santo ~ "Isto é o que falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, explicando realidades espirituais com palavras ensinadas pelo Espírito Santo."
Paulo contrasta isto com líderes que ganhar uma sequência por causa de ...
  • seu discurso eloqüente ou persuasivo (isso se aplica à escrita, bem, eu diria), ou
  • sua sabedoria humana ~ ou seja, sua habilidade e esperteza sobre os caminhos deste mundo.
Na cultura cristã de hoje, há uma grande pressão sobre os líderes religiosos a se tornarem "estrelas do rock" de liderança em espaços cada vez maiores de fama e notoriedade. De certa forma, isso é compreensível, já que é uma extensão natural da nossa mentalidade cultural ocidental. Nós amamos a criação de estrelas do rock e ícones famosos podemos admirar como brinquedos brilhantes, e em seguida, nós gostamos de derrubá-las quando deixam de nos deslumbrar.
Mas este não é o tipo de líder, ou o tipo de liderança, as Escrituras nos dizem que Deus deseja.
Então, hoje eu ofereço-lhe esta pergunta simples:
Que tipo de líder você é?

0 comentários:

Postar um comentário